terça-feira, 18 de janeiro de 2011

As Viúvas do Belas Artes

“O Belas-Artes vai fechar!”  O prognóstico foi recebido como sentença de morte de um parente próximo e querido. Mas, como eu não faço parte da família, fico quieto. Afinal, a qualidade de projeção das salas está aquém do desejável, portanto...
Concordei com Tony Góes, que não viu motivo para tanto drama. Mas mudei de opinião quando fui ao cinema. O público, em comoção, faz filas imensas que tomam a calçada. Lenços são necessários. A retrospectiva de “clássicos”, reunidos não se sabe com qual critério, tem sessões lotadas. Até O Encouraçado Potenkim, filme de 1925, lotou uma das maiores salas, a Cândido Portinari. E cópias mal conservadas são vistas com carinho e nostalgia. Muitos lembram quando os filmes foram lançados e o que significaram, tempos atrás.
É um fenômeno interessante. Ou ainda: instigante. Não são apenas os velhos freqüentadores que fizeram passeatas e abaixo-assinados e estão tentando tombar o cinema. Minha sobrinha Luiza, de 15 anos, quer ir ao Belas Artes, “porque vai fechar”. A tentativa do processo de tombamento, que acontecerá hoje mesmo, na Câmara Municipal, também gera dúvidas: é possível tombar, não o prédio em si, que poderia ser reformado, por exemplo, mas o serviço ali oferecido? Até onde eu saiba, não.
O que chama a atenção é que os espectadores de cinema, tão relegados à passividade, pois não interagem com os artistas como o público de teatro, tenham se transformado nos protagonistas desse enredo. Como em O Encouraçado Potenkim, não é o líder revolucionário, mas o povo que toma as rédeas e muda o curso da História. Nesse caso, uma história de amor. Pelo cinema. Sem dúvida, daria um filme.
P.S. Pelas últimas notícias, o processo de tombamento vai ser iniciado, sim. Só espero que o filme não vire novela.

2 comentários:

  1. mto obrigado pelo post
    nao vamos deixar o cinema de rua vfechar
    quero belas artes aqui

    ResponderExcluir
  2. Sim, esclareço que o blog Querobelasartes está 'centralizando' esse movimento, e pelo visto a briga só começou. Abracem a causa!

    ResponderExcluir