segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Velho e Bom Talento

A novela começou e uma outra novela começou: a novela da queda de audiência.
A história se repete: o Ibope da atual novela “das 8” da Globo, Insensato Coração, se comparado ao da anterior, é menor. O Ibope de terça é menor que o de segunda, o de quarta é menor que o da terça e assim por diante. É uma descida sem fim que já dura anos.  O inferno é o limite.
Cá entre nós, acho compreensível: a trama é tão ousada que o público não a assimila. Vejam só: um casal se apaixona durante o seqüestro de um avião. Ele, o mocinho, assume o controle da nave e salva a todos. Ela, a mocinha, o beija. E tão forte é a paixão que ele (escândalo!) abandona a noiva às vésperas do casamento. E, mesmo assim, serão separados pelo vilão da história. Francamente, o público não está preparado para tanta inovação, tantos sentimentos intensos e contraditórios. É perfeitamente compreensível que prefiram assistir aos gays do Big Brother, que apenas ficam tomando banho de piscina e fazendo intrigas. Pelos menos, eles não abandonam a noiva no altar.
Sobra-nos então apostar no conhecido e bom talento de Natália do Valle. Ela se especializou em fazer mulheres elegantes, muito bem de vida, mas profundamente insatisfeitas. Seu olhar é tão distante, tão em-busca-de-algo-indefinível que não dá para tirar os olhos da tela. E o rosto continua tão belo quanto antes. Quem se lembra de Água Viva, de 1980? Ela podia muito bem interpretar a namorada dos ‘filhos’ marmanjos.
Destaque também para Débora Secco, por sua inegável veia cômica, Camila Pitanga, pelo equilíbrio da composição, e Ana Lúcia Torre, que faz a tia mexeriqueira. E todos esses são velhos papéis que elas já fizeram antes. Se não há desafio, há a possibilidade de aperfeiçoar e dar novas tonalidades ao que já era bom.
Quanto aos homens... vamos esperar para ver. E para não dizerem que tenho má vontade, a construção dos vilões da novela é notável. Não começam fazendo maldades. Vão aos poucos acumulando energias para convencer a si próprios e ao púbico de que não havia outro jeito. É, ao longo do tempo acabamos nos convencendo de que a ruindade é inevitável...

Um comentário:

  1. Nada contra as atrizes que são maravilhosas,mas convenhamos,não tem mais o que assistir em novelas!!.Sempre as mesmas coisas,todos já sabem o final da trama.Particularmente prefiro novelas de época,novelas que mostram costumes de outros países.

    ResponderExcluir