domingo, 17 de abril de 2011

O SEGREDO DE UM CARRO














Será que num mundo como o nosso, em que toda a tecnologia é alardeada aos quatro ventos, e as inovações são o principal motivo para comprar um produto, o que é bastante enfatizado pela propaganda, faz sentido falar em segredo?

Acho que sim e explico por quê. O Novo Uno é um bom exemplo. Lançado em maio do ano passado (2010), ultrapassou expectativas e se tornou o carro mais vendido no Brasil nos dois últimos meses (fevereiro e março), ultrapassando o Gol. Ou seja, sucesso inquestionável, tendo ganhado prêmios como Carro do Ano, da revista Auto-Esporte. Para completar, foi um projeto desenvolvido no Brasil, que consumiu 600 milhões de dólares e durou 3 anos. A Fiat explica que o carro traz um novo conceito, o Round Square, o Quadrado Redondo. Quer dizer, o velho Uno quadradinho ficou arredondado nas bordas. Traz também um novo motor batizado de Evo, abreviatura de ‘Evolução’. Mas isso explica o sucesso?
Novo Uno: Quadrado Redondo


Não! O que realmente leva as pessoas a se encantar e desejar um produto é algo jamais explicado pela própria empresa, pois isso tiraria o mistério, o fator subjetivo, inconsciente, e por isso não admitido pelo lado racional de cada um. Em outras palavras, o que garante o sucesso é o vínculo emocional que se estabelece, e não a tecnologia inovadora. Isso para muitos não é novidade, então a pergunta que se faz é: que tipo de vínculo emocional é esse que foi criado aqui?

O verdadeiro conceito inovador desse carro é ser um brinquedo. O carro-brinquedo tem várias versões e pode vir acoplado de para-choques e para-lamas gigantes, como se fossem de borracha e pudessem ser destacados, e cores berrantes jamais vistas em outros carros. Traz também barras e frisos imensos, puramente estéticos. Tudo salta aos olhos, como se tivesse sido desenhado para crianças bem pequenas. Reforçando a ideia de monta-desmonta, você pode no site da Fiat (também muito colorido) construir o modelo do seu jeito, e a primeira informação é de que já foram montados 1.842.822 carros. Ou seja, as possibilidades de combinações são infinitas. E como o número é muito superior ao efetivamente vendido, podemos concluir que as pessoas entraram lá para montar seu modelo por pura diversão. É uma brincadeira, e de graça. A propaganda, também premiada, dizia: ‘Uno Duni Tê, Salamê Minguê, Sorvete Colorê, o Escolhido foi Você.’ É um carro personalizado, inclusive com os adesivos que se tornaram uma febre, mas ninguém me tira da cabeça que o principal não é ter o ‘seu’ carro, mas o aspecto lúdico (prazeroso) da montagem.
Porta-objetos no teto


Sabe aquela ideia de que o nosso lado criança nunca morre? Esse carro prova isso. Nesse sentido, ter filhos é apenas uma nova oportunidade para viver (ou re-viver) as alegrias da infância. E há outros detalhes: o Novo Uno tem um porta-óculos e um porta-objetos no teto. Como se os engenheiros também tivessem se divertido em colocar acessórios em locais impensáveis e malucos. Tudo isso me faz pensar em homens adultos e muito ricos. Você sabe o que eles fazem quando juntam dinheiro suficiente? Primeiro compram um carrinho, depois um barquinho e depois um aviãozinho. E é claro que vão mostrar o carro, o barco e o avião aos amigos, realizando seus sonhos de infância de ter esses brinquedos de verdade.
Mitsubishi Pajero

Mas o segredo não se esgota aí. Afinal, o ser-humano é complexo, tem muitas facetas a ser exploradas. Um outro aspecto que explica o sucesso é que o Novo Uno parece um ‘jipinho’, ou um SUV, um veículo utilitário, como o Ford EcoSport e o Mitsubishi Pajero. A diferença é que esses carros, maiores, mais altos, mais robustos e com a ideia de combinação de vida urbana e vida esportiva, são muito mais caros. Ou seja, a pessoa compra um carro barato, mas tem a ‘sensação’ de que comprou um carro de outra categoria, portanto com mais status. Mas essa não é a primeira vez que isso acontece. O Corsa, que na sua primeira versão tinha uma cara de peixe morto, teve suas linhas aperfeiçoadas e foi se aproximando do Vectra, carro muito maior, mais possante, mais tudo. A cada nova versão o comprador tinha a sensação de estar mais perto do seu sonho de consumo. Acho até que essa aproximação é feita aos poucos para seduzir o consumidor devagar, como um desnudamento que precisa ser lento, pois se fosse rápido não seduziria. Mas se isso for verdade, nunca será admitido, como eu disse antes.
Antigo Corsa

Corsa Reestilizado


   Como se vê, a tecnologia é importante, mas é superada pelo ‘conceito’ que está por trás, ou na base do produto. E o conceito é extremamente simples. Qualquer pessoa poderia ter imaginado: eu, você, qualquer um. Por isso acho que as ideias, as boas sacadas serão o verdadeiro diferencial em qualquer campo de trabalho. A tecnologia, afinal, é sempre copiada e se espalha muito rapidamente no nosso mundo globalizado.
E se você pensa que eu comprei um Novo Uno, não, não comprei. Na hora da troca deixei aflorar apenas o lado racional. Pelo menos dessa vez.


20 comentários:

  1. O grande segredo é:anos vão se passando, as tecnologias também vão se passando e surgindo coisas novas e os carros vão evoluindo conforme as necessidades das pessoas.Hoje em 2011 pleno séc. 21, o Brasil crescendo com suas economias, pessoas preocupadas com o futuro, procurando estudos para obter um excelente emprego, enfim, com tudo isso o brasileiro para realizar seu sonho de consumo pensa em um carro moderno, confortável e o principal com um valor que dê no bolso. Com tudo isso, as empresas vão "modernizando" seus carros e trazendo um beneficio tanto para a natureza quanto para o consumidor.

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  2. Acho que toda essa evolução vem através de muita tecnologia,O homen esta sempre desafiando,buscando novas experiencias,aprendendo mais e se aperfeiçoando,as vezes o homem acaba se achando o "superior" e esqueçe que alguns princípios.
    Mas a popularização do automovél por um lado é boa,pois todos acaba tendo acesso,mas por outro lado é ruim por causa da poluição.
    E quem é que nunca perdeu um compromisso por causa se transito engarrafado.Mas o homem daqui a poco arruma um jeito pra se livrar desse transtorno.
    Sandra letras manhã

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  3. Silvio Cesar França torricelli21 de abril de 2011 11:55

    Quando somos influenciados a comprar determinados produtos será que levamos em consideração fatores como:preciso dele?existe um melhor?tem uma boa relação qualidade-preço?a empresa tem POLÍTICA AMBIENTAL?posso comprar realmente?ele se encaixa nas minhas finanças?fui fisgado ou estou agindo por impulso?Necessitamos ser racional ou pelo menos tentar,estratégias de marketing podem seduzir facilmente...

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  4. Silvio, esses fatores foram levados em conta na produção do Novo Uno, que se apresenta como ecologicamente correto, porque isso também faz parte do marketing hoje em dia. Tanto que eles já preparam uma nova versão do carro, o Uno Ecology, ainda mais ligada nessa questão. Quanto ao aspecto racional, bem, é difícil ser racional o tempo todo. Já tentou?

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  5. O produto hoje enriquece e atrai demais o consumidor, ás vezes fico imaginando em desenhos quando mostra um carro sem rodas que flutua, será que num futuro terá ?
    É uma resposta difícil saber, mas pelo menos minha avó não imaginava que poderíamos ficar deitados vendo tv e não precisaríamos levantar para mudar de canal ou aumentar volume. Hoje tem ! Mas ela não imaginava que existiria.
    Parece que as invenções são aperfeiçoadas aos sonhos que o consumidor tem, um jogo de vendas para atrair mais e mais compradores.

    Bianca Alves - Turismo, manhã 1ºSem.

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  6. Thais Rivas de Pinho - 1sem letras24 de abril de 2011 07:46

    Eu particularmente adorei o carro, e se tivesse condições, compraria.
    A 'subjetividade' precisa existir, pois se fôssemos levar em conta apenas o lado racional, o capital não giraria, a economia não cresceria. O consumo CONSCIENTE é completamente necessário, assim como com um bom planejamento de marketing: O que os olhos não veem, o homem não compra. Isso é fato.
    Se o incosciente não existisse, não faria sentido o MC Dolnald's ou a Bauducco terem as cores vermelha e amarela, que dizem ser as "do apetite". Essas empresas possuem um sucesso inquestionável, e inquestionavelmente ele se dá por um "não sei pq prefiro essa marca, mas prefiro", dos consumidores. Inconsciente,as cores. Fato. Tudo deve ser levado em conta, e como foi dito, as ideias e boas sacadas fazem toda diferença para se alcançar o sucesso desejado.

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Acho que o sucesso de vendas do novo UNO é mais pelo lado de se parecer com um carrinho de brinquedo do que de ser mais barato ou parecido com carros mais caros. Penso que acontece exatamente como o Professor explicou, todos os adultos falam em sua infância com saudade, e aposto que qualquer um voltaria no tempo se tivesse a oportunidade, e o modelo do carro aflorou isso em todos os consumidores, por isso o sucesso de vendas.

    Giovanna Elia Faculdade Torricelli
    Turismo/Manhã

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  9. De fato o lado lúdico do Novo Uno contribuiu fortemente para o incomessurável sucesso do modelo, mas é necessário que se diga que este carro possui outro pontos fundamentais para o êxito de vendas, como valor, tecnologia, conferto, desempenho, inovação entre outros aspectos.
    Estefânia Letras 1° Semestre/manhã
    Faculdades Integradas Torricelli

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  10. Acho que a ideia de o carro ser inovador não ser o motivo principak de venda dele é interessante, eu particularmente gosto do novo Uno mas nunca tinha parado para pensar por quê? Relamente esse lado que diz parecer um brinquedo e reviver o seu lado infantil tem bases válidas,você nunca abandona sua infância realmente é um jeito de dizer que você gosta de brinquedos mais elaborados.

    Thais Sandes da Sila Letras Português e Ingles 1° Semestre Manhã

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  11. na minha opiniao as pessoas são motivadas pelo luxo e pelo ego, por esta razão muitas pessoas, compram carros, celulares que destoam dos comuns simplesmente para alimentar seu próprio ego e as vezes se arrependem do que fizeram.
    mas quem pode, compra, quem não pode, espera sua oportunidade.

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  12. na minha opiniao as pessoas são motivadas pelo luxo e pelo ego, por esta razão muitas pessoas, compram carros, celulares que destoam dos comuns simplesmente para alimentar seu próprio ego e as vezes se arrependem do que fizeram.
    mas quem pode, compra, quem não pode, espera sua oportunidade.

    Aline Silva Ferreira letras manha

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  13. Na minha opinião o uno é o mais vendido pelo fato do seu novo modelo,e até mesmo por causa do lançamento de sua tecnologia ,ou seja,conforme vai lançando novos modelos,todos os que gostam querem sempre inovar optando pelo novo modelo.

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  14. Karina Vasconcellos alves de brito16 de maio de 2011 13:11

    conforme as pessoas evoluem os seus veículos evoluem com elas,só tenho isso a dizer

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. Hoje, todo brasileiro deseja ter um carro, é claro que a técnologia, conforto e inovação enriquecem ainda mais esse desejo. O sucesso de vendas do novo uno pode ter vindo de referências da antiga versão do veículo, por ser popular, econômico e agora com a atual versão se inclui modernidade, mais acessórios e técnologia, o que faz com que o carro se valorize cada vez mais.

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  17. Bom na minha opinião, o sucesso do Novo Uno, ocorre porque se trata de um carro confortável,economico e o preço é acessível para pessoas de qualquer classe social. O carro possui detalhes e cores que chama à atenção dos consumidores.
    Selma Xavier Santana de Oliveira.
    Letras - Manhã - 1º semestre.
    Faculdades Integradas Torricelli.

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  18. ingrid dos Santos 1°sem hotelaria4 de junho de 2011 06:58

    Acredito que o sucesso do carro Uno se deve a ao aspecto de carro de briquedo é claro bem mais evoluido e moderno com suas cores bem chamativas que pode despertar conciete ou inconcietemente um desejo de compra-lo com o reforço das propagandas.Suas cores que podem atender o gosto feminino quanto o masculino e o seu preço acessivel também são qualidades favoraveis ao seu sucesso.

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  19. O segredo do Novo Uno é exatamente essa aparência de brinquedo, as cores berrantes, o formato de um carrinho a fricção, um item que pode proporcionar a diversão de gente grande. Ele perdeu aquilo de carro quadrado, mas ao mesmo tempo se manteve de certa forma fiel ao modelo anterior, inovou conservando sua essência, transformou-se em um objeto de cobiça popular não apenas por ser um carro, mas sim pela aparência moderna e que nos remete ao lado infantil que ainda possuímos, além de seu preço acessível de venda, o que o torna alcançável às camadas mais baixas.

    Caio Lucas Ferreira - Turismo/1º semestre

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  20. Infelizmente o homem com tanto conhecimento, avanço de idéias, cultura e auto suficiente, ainda é capaz de ser induzido por uma falsa imagem. O produto apresentado mostra tudo o que não é, conquistando muitos que consideram ser, "espertos".
    Ana Carolina Messias dos Santos, Torricelli/Letras,1º semestre 2011-manhã.

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