quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Gordo ou Magro: Qual é a sua Aposta para 2012?

Você deve ter imaginado muita coisa para 2012. Vou fazer bons negócios e ganhar muito dinheiro, vou mudar de emprego, vou encontrar um grande amor... Esqueça! Não que isso seja totalmente impossível, claro, mas sejamos objetivos. Nada disso depende de você! Pode passar o ano inteiro tentando, e nenhuma dessas metas se realizar.
A única decisão, a verdadeira questão existencial que temos realmente à nossa frente é: ser Gordo ou Magro. O resto é conjuntural.
Existem, sim, pessoas que nunca vão deixar de ser gordas e outras que nunca vão engordar mais de 1kg. Mas grande maioria das pessoas tem opção, e de fato a maioria das pessoas que conheço já teve uma fase gorda e uma fase magra. Você é o Senhor da Sua Vida! Assuma as rédeas do destino. Decida-se.
Eu sempre estive mais ou menos no meio termo, por isso posso dizer: é uma opção. Se você não se importa, engorda, porque o metabolismo sempre diminui de intensidade. Se você quer se manter em forma, encorpa, ganha massa magra e agilidade.
 Aí você vai dizer que existe uma ditadura da magreza. Concordo. O melhor exemplo é a cantora Karen, dos Carpenters, que morreu aos 32 anos de tanto fazer dietas absurdas. Muita gente quer se libertar disso. Mas aí vem o Ronaldo, se aposenta e qual é a primeira coisa que ele faz? Engorda. O que me espantou não foi a barriga, para falar a verdade. Foi uma foto em que ele aparecia com os olhos empapuçados e mortiços, sem nenhuma vitalidade (não é a que está aí embaixo, mas dá uma ideia). Quer dizer que essa é a vantagem de não ser policiado pela balança? Credo.

Inspirado por um exemplo tão dramático, fiz minha escolha. Percebi que ao longo do último ano ganhei 'naturalmente' 3 kilos. Perdê-los passa a ser o grande desafio de 2012. Bem, eu os manterei informado. Mas nunca tive um 'tanquinho' e descobri que quem tem é por motivos genéticos. Sério. Pessoas que acumulam músculos e têm 0,8% de gordura, sem dieta nem nada. Mas não adianta ter raiva deles. Como eu disse, a maioria de nós, mortais, está no meio termo.
Então, já fez sua escolha? Vai perder ou ganhar peso? Corra, que o ano já está passando. Dependendo da sua escolha, ganhar dinheiro, mudar de emprego ou conqusitar um grande amor pode ser mais fácil.

2 comentários:

  1. Querido Antonio,
    Afora as questões conjugais citadas, realmente com mudanças esparsas, a manutenção/perda ou não das libras lipídicas haverá de ser opção, mas paradoxalmente a novo emprego, amor ou sexo, a comida está presente em um período considerável do nosso dia e tornar esses curtos momentos em uma experiência deliciosa "lato sensu" é uma formula incrível de temperar nosso cotidiano pacato. Então amigo, eu não consigo abdicar desse devaneio palatino, so me restando a auto-consciencia e juízo para entrar nesta relação unilateral, sem chefe, amante ou ficante. É o tal equilibrio em tudo: "eu te como, mas tu não podes me embagulhar, se o fizeres um pouco eu aceitarei por conta do prazer promovido", "comer salada também tem prazer dependendo do tempero" (como tudo), "eu te saboreio mas só o nescessário para a satisfação", "doce é um amante de fim de semana com hora marcada" e "dentadas insanas em mac donald e KFC são estratégias químicas artificiais para te dar prazer: não rola! É diferente de filme porno que também é artificial, mas não engorda."
    Beijo c saudade.

    ResponderExcluir
  2. Caubi, puxa, eu não sabia que você escrevia assim... Gostei! Um texto reflexivo e elaborado... e concordo, claro. Como no Budismo, devemos seguir o 'caminho do meio', essa é a sabedoria. Mas você é dos poucos que pode se dar alguns prazeres até constantes sem pagar caro por isso. Aproveite... como tudo o mais! E volte ao Brasil, de vez em quando ao menos.

    ResponderExcluir